sábado, 26 de setembro de 2009

T1 - Os princípios deste blog

Quando tomei a decisão de criar um blog, a primeira coisa que me veio em mente foi: devo escrever coisas que li por aí? Matérias de revistas? Textos de métodos? Frases de algum famoso mencionada em alguma entrevista? Dicas que escutei em algum workshop de um baterista virtuoso? Então pensei: Bom...não é minha pretensão, de forma alguma, transparecer um arrogante ou o dono da verdade, e também não quero criar um blog para plagiar artigos de outros e colocar minha assinatura, nem sou jornalista para noticiar os acontecimentos do momento, e muito menos papagaio de baterista. Então, entendi que só valeria a pena criar um blog se fosse para escrever minhas próprias impressões, mas que conseqüentemente surgem a partir de toda interação que tenho com os meios citados acima, ou seja: ninguém nasce sabendo e tudo que sabemos é devido ao aprendizado por meio de uma educação ou experiência vivida. O fato é que sempre busquei informação e conhecimento sob todos os meios possíveis, estudando os métodos e dicas dos mestres, participando de eventos, vendo, escutando e ouvindo grandes bateristas, experimentando e também, muito importante, aprendendo com as dificuldades e limites de execução, os meus ou de alunos. Então, compilando tudo isso, me proponho a escrever aqui aquilo que funciona e não funciona para mim a partir dos 30 anos de estudo e experiência que completei neste ano com o instrumento. O que não quer dizer que seja bom ou ruim para outros, pois sou um professor mas, também, um estudante do instrumento e estou certo que não há limites para o aprendizado e não podemos jamais dizer que tudo sabemos. Concluindo, quero dizer que não criei o blog com a intenção de escrever o que pensam os bateras “astros” sobre isso ou aquilo. Então estamos sujeitos a divergências de opiniões, o que é natural mas, acredito, muito saudável, pois nos obriga ao movimento e a busca constante do aprendizado, ao aperfeiçoamento e a troca de experiências.

Por uma questão ética, sempre que algum texto, frase, ou dica de qualquer outro baterista ou método for citado neste blog, os devidos créditos serão gerados, independente do grau de fama, pois o conhecimento não está necessariamente atrelado ao modelo “ Super Star ".

DN



Um comentário:

Unknown disse...

Daniel eu gostaria de saber que pele eu posso por na minha bateria? O estilo que eu toco e rock, sertanejo e jovem guarda?
Obrigado